Os cortes!!!

E aí fotógrafos, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre os cortes e o quanto eles são importantes na fotografia.

Observem abaixo:

Ops… não é bem sobre esses cortes que vamos aprender…

Então vamos tentar de novo:

Agora sim, é sobre isso que vamos falar. E olhem que belo corte.

“Mas esse corte de cabelo está horrível. Totalmente errado!”

Calma… não é o corte do cabelo e sim o corte da fotografia.

O que isso significa?

Além do fotógrafo saber onde posicionar a pessoa, é de suma importância que ele saiba onde deve ‘cortar’ a pessoa para que não passe uma impressão errada.

Veja o exemplo abaixo:

Este corte bem no joelho não é aconselhável. Veja como ele é esteticamente inadequado. O ideal é que o corte seja feito um pouco acima ou um pouco abaixo do joelho. Como regra geral, nunca faça o corte nas “juntas”.

E para facilitar o entendimento, segue um desenho onde as linhas verdes são bons lugares para corte e as vermelhas bem ruins.

Clube da Luz - composição

Por hoje é isso pessoal. Espero que tenham gostado.

Até breve e boas fotos!

Sites comparativos

Olá fotógrafos, tudo bem?

A partir de agora o Clube da Luz passa a compartilhar dicas.
Pode ser a indicação de um site (como este primeiro), um enquadramento, um lugar bacana pra tirar boas fotos, um tipo de edição, ou seja, qualquer coisa que possa expandir nosso conhecimento nesse universo infinito que é a fotografia.

Então, preparados para o primeiro? Vamos lá!

Muitas vezes nos questionamos se uma objetiva é melhor ou pior que outra… se vale a pena trocar de máquina… ou mesmo o que pode tornar uma máquina muito superior a outras.

Claro que é válido perguntar para outros fotógrafos suas opiniões, mas muitas vezes elas vêm enviezadas com um pouco da subjetividade de quem fala. Entra aí o gosto do fotógrafo, sua experiência (seja boa ou ruim com o equipamento), sua preferência ou preconceito quanto a marcas e por aí vai.

Gosto muito de conhecer os vários pontos de vista mas como alguém vindo de Exatas, nada melhor que uma bela comparação técnica com dados, números, gráficos, não é mesmo?

Para quem é assim também, a dica de hoje é de sites de comparação.

Abaixo vemos uma comparação entre máquinas no site www.versus.com.

Aqui vemos a comparação de três objetivas pelo site www.dxomark.com.

E aí, gostou da dica? Conte pra gente o que achou e se tem algum outro site legal.

Até a próxima.

Bons clicks!!!

Acervo da Revista Life

Nem todo mundo sabe…

A Revista Life foi um dos mais importantes veículos de publicação de fotografia jornalística e social, nas décadas de ouro da fotografia do século 20.  A revista se foi, mas o acervo está disponível através de uma iniciativa do Google, que hospeda todo o acervo.

As famosas fotografias de Robert Capa, do desembarque das tropas aliadas na Normandia no Dia D, apareceram na Life, por exemplo.  A sequência de imagens do assassinato do presidente Kennedy, nos anos 60 também está lá. Trabalho de fotógrafos famosos, como Alfred Eisenstaedt e Nina Leen também estão lá.

Ao pesquisar imagens no Google, é possível pesquisar seu assunto no acervo da Life. Para isso, basta acrescentar no campo de busca, após o tema/nome da pesquisa, source:life. Por exemplo: Marilyn Monroe source:life.  Ou vá direto para o site do acervo da Life no Google.

O acervo da Life também tem seu site próprio, mantido pela Time, mais moderno e bem diagramado. É visita obrigatória pra quem gosta de fotografia.

Um site especializado em concursos fotográficos

O Photo Contest Insider (antes conhecido como Photography Competitions Network) é um site para quem procura concursos internacionais de fotografia. Mais do que apenas listar os concursos, o site verifica (através de seus editores) a seriedade dos concursos, e a promessa é listar apenas os concursos honestos e justos.

Photo contests are manually reviewed by our team to ensure only the very best make it on to our website. It’s our policy to only list photo contests that are fair.

Além de manter uma lista atualizada sobre os principais concursos, o site permite pesquisar os concursos que interessam ao usuário. E ainda por cima resume as principais características de cada concurso, facilitando o trabalho de entender as regras e peculiaridades de cada concurso, especialmente aquelas ligadas às taxas e aos direitos sobre as fotos.

Participar de concursos fotográficos é uma maneira bacana de avaliar seu trabalho. Faça uma boa pesquisa no Photo Contest Insider e inscreva-se em concursos e cresça como fotógrafo.

Chegou o Clube da Luz

O Clube da Luz é uma iniciativa de dois fotógrafos brasileiros com experiências bem distintas, mas tendo em comum um amor profundo pela fotografia e pelos seus mestres. Além dos trabalhos fotográficos, resolveram compartilhar conhecimento e amor pela arte, através de um curso de fotografia básico e alguns módulos especiais, todos presenciais, com gente de verdade, máquinas de verdade, exercícios de verdade e resultados de verdade.

Conheça nosso Curso de Fotografia.