Vivian Maier, uma fotógrafa além do seu tempo

E aí, amigos(as) fotógrafos(as), tudo bem? Hoje seguiremos nossa série de posts a respeito dos grandes nomes da fotografia. Vamos falar um pouquinho sobre uma das histórias mais legais — e surreais — que ouvimos/vimos nos últimos tempos. Iremos falar sobre Vivian Maier. Conhecem ou já ouviram falar dela?

Vivian Maier
Foto: Vivian Maier – Autorretrato

Continue lendo “Vivian Maier, uma fotógrafa além do seu tempo”

Fotografia de Rua – Dicas para começar a praticar

Fotografia de Rua
Foto: Átila Tini

Uns dos estilos de fotografia mais admirados hoje em dia é a Fotografia de Rua – ou Street Photography, ainda mais com a constate evolução das câmeras integradas aos smartphones e o crescimento das redes sociais com foco em imagens. Fotografar cenas do dia a dia está cada vez mais comum. Mas a fotografia de rua em sua essência não é simplesmente registrar o Continue lendo “Fotografia de Rua – Dicas para começar a praticar”

O Concurso de Fotografia Canon mudou!

Concurso de Fotografia
Concurso Cultural Olhares Inspiradores Canon

Olá fotógrafos! Hoje temos uma dica muito legal de um concurso de fotografia para amadores. É o concurso cultural “Olhares Inspiradores Canon” que está de volta! Para quem ainda não conhece, a Canon criou essa competição em 2016, com a finalidade de premiar os talentos brasileiros da fotografia. Cada edição anual consiste em várias etapas durante o ano. O número de etapas Continue lendo “O Concurso de Fotografia Canon mudou!”

Agência Magnum Photos – Aprendendo com os melhores

Agência Magnum
Agência Magnum Photos

E aí, fotógrafos(as), tudo bem? Esporadicamente vamos falar um pouco sobre alguns dos fotógrafos famosos de todos os tempos. Afinal, não há nada melhor do que aprender com os melhor, não é verdade? Portanto, começaremos não com um único fotógrafo, mas com o celeiro de grandes nomes, a Agência Magnum.

Aliás, enquanto estava preparando a dica dessa semana me deparei com um material precioso, daqueles que você pensa – “é pra isso que eu pago a internet”…. hehehe…mas isso eu conto daqui a pouco. Continue lendo “Agência Magnum Photos – Aprendendo com os melhores”

Curso de Fotografia Básico – Nossa Primeira Turma!

Curso de Fotografia
Primeira turma do Clube da Luz

Olá fotógrafos(as), tudo bem? Estou muito feliz porque ontem realizamos a primeira turma do nosso curso de fotografia básico do Clube da Luz! Nosso maior objetivo nesse curso é que, ao final do dia, todos os participantes sejam pessoas diferentes, com olhares diferentes. E a julgar pelos resultados que Continue lendo “Curso de Fotografia Básico – Nossa Primeira Turma!”

Comparando Equipamentos Fotográficos

Olá fotógrafos, tudo bem?

A partir de agora o Clube da Luz passa a compartilhar dicas.
Pode ser a indicação de um site (como este primeiro), dicas de enquadramento, um lugar bacana pra tirar boas fotos, dicas de edição, ou seja, qualquer coisa que possa expandir nosso conhecimento nesse universo infinito que é a fotografia.

Então, preparados para o primeiro? Vamos lá! Continue lendo “Comparando Equipamentos Fotográficos”

Acervo da Revista Life

Nem todo mundo sabe…

A Revista Life foi um dos mais importantes veículos de publicação de fotografia jornalística e social, nas décadas de ouro da fotografia do século 20.  A revista se foi, mas o acervo está disponível através de uma iniciativa do Google, que hospeda todo o acervo.

As famosas fotografias de Robert Capa, do desembarque das tropas aliadas na Normandia no Dia D, apareceram na Life, por exemplo.  A sequência de imagens do assassinato do presidente Kennedy, nos anos 60 também está lá. Continue lendo “Acervo da Revista Life”

Um site especializado em concursos fotográficos

O Photo Contest Insider (antes conhecido como Photography Competitions Network) é um site para quem procura concursos internacionais de fotografia. Mais do que apenas listar os concursos, o site verifica (através de seus editores) a seriedade dos concursos, e a promessa é listar apenas os concursos honestos e justos.

Photo contests are manually reviewed by our team to ensure only the very best make it on to our website. It’s our policy to only list photo contests that are fair.

Continue lendo “Um site especializado em concursos fotográficos”

Chegou o Clube da Luz

O Clube da Luz é uma iniciativa de dois fotógrafos brasileiros com experiências bem distintas, mas tendo em comum um amor profundo pela fotografia e pelos seus mestres. Além dos trabalhos fotográficos, resolveram compartilhar conhecimento e amor pela arte, através de um curso de fotografia básico e alguns módulos especiais, todos presenciais, com gente de verdade, máquinas de verdade, exercícios de verdade e resultados de verdade.

Conheça nosso Curso de Fotografia.