Composição Fotográfica: A Regra dos Cortes!

E aí fotógrafos, tudo bem? Hoje vamos falar sobre uma regra imprescindível da composição fotográfica – os cortes, e o quanto são importantes na fotografia. Observem abaixo:

Composição Fotográfica

Ops… não é bem sobre esses cortes que vamos aprender. Então, vamos tentar de novo:

Composição Fotográfica

Agora sim, é sobre isso que vamos falar. E vejam que belo corte! E se você acha que esse corte está horrível, você está totalmente errado! Calma, não é sobre o corte de cabelo e sim o corte da fotografia. Mas o que isso significa?

A importância da Composição Fotográfica

A composição é um dos elementos mais importantes de uma fotografia. Isso porque naquele momento de “compor” sua foto você deve pensar em vários detalhes que tornarão aquela imagem mais atraente. Esses detalhes nada mais são do que regras para tornar a fotografia mais agradável ao olhar, mais fluída e principalmente, para que consiga transmitir exatamente o que deseja.

Aplicar essas regras na prática não é tão fácil, você pode até ter a sorte de desenvolver essas habilidades intuitivamente, mas o ideal é treinar constantemente. Uma dessas regras é o corte.

Corte no lugar certo

Quando se fala em regras de composição fotográfica ouve-se muito sobre a regra dos terços, proporção áurea, linhas diagonais, mas poucos falam das regras de corte. Além de saber onde posicionar a pessoa, é de suma importância que o fotógrafo saiba onde deve ‘cortar’ a pessoa para que não passe uma impressão errada ou incômoda. Veja o exemplo abaixo:

Composição Fotográfica

Esse corte exatamente no joelho não é aconselhável. Perceba como ele é esteticamente inadequado. O ideal é que o corte seja feito um pouco acima, ou um pouco abaixo, do joelho. O mesmo vale para cortes nos cotovelos, pulsos, tornozelos. Como regra geral, nunca faça o corte nas “juntas”.

A tabela do açougueiro na fotografia

Para facilitar o entendimento, veja o desenho abaixo, as linhas verdes são bons lugares para corte e as vermelhas, bem ruins. Use essa “colinha” nas suas próximas fotos mas, com o tempo, você conseguirá escolher os cortes naturalmente.

Composição Fotográfica
Regras de Corte

Agora você já sabe onde deve, e não deve, fazer os cortes nas suas fotografias. Pratique bastante e nunca mais faça ninguém perder a cabeça – ou um braço, um pé, ou qualquer outra parte de modo inadequado.

Aproveita e dá uma olhadinha também no nosso post com dicas para desenvolver suas habilidades em Fotografia de Rua.

Espero que tenham gostado da dica de hoje, se ficou alguma dúvida deixe nos comentários abaixo que responderemos! E nos acompanhe no Facebook e Instagram para não perder nenhum post.

Até breve e bons cliques!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *