Magnum Photos

E aí, fotógrafos(as), tudo bem?

Estava preparando a dica da semana e me deparei com um material precioso, daqueles que você pensa ‘é pra isso que eu pago a internet’… hehehe…

Primeiro, um pouquinho de história…

O ano era 1947 e um fotógrafo (Robert Capa) não muito satisfeito com as empresas publicitárias decidiu que os fotógrafos deveriam ter direitos sobre o próprio trabalho e que eles mesmos deveriam vender suas fotos para os clientes.

Assim, com a união de quatro célebres fotógrafos (Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour) nascia uma das mais famosas cooperativas fotográficas, a Agência Magnum, com a finalidade de registrar acontecimentos pelo mundo.

O nome é uma homenagem ao champanhe de um litro e meio (bebida favorita de Capa) com as quais os fotógrafos celebravam suas reuniões anualmente.

Agora a grande revelação!!!

Para comemorar os 70 anos da Agência, em parceria com o site “Lens Culture”, foi lançado um manual de ouro com conselhos dos seus mestres da fotografia.

O manual, chamado de “Wear Good Shoes” (Use Bons Sapatos) pode ser baixado aqui.

Vale à pena também a visita ao site da Magnum, clicando aqui.

E aí, o que achou deste post? Escreve aqui pra gente.

Boa leitura e bons clicks!!!

2 respostas para “Magnum Photos”

  1. Muito interessante! Por isso que junto à foto vem o nome do fotógrafo? Muitas pessoas compartilham de uma imagem e não se dão conta dos direitos autorais, não é? ! Estou gostando muito pq mudamos nossa maneira de olhar para o mundo!

    1. Pois é, Márcia… esses 4 fotógrafos fazem parte dos grandes nomes que mudaram a fotografia como um todo. Não só mudaram a visão dada ao momento (Bresson, ‘instante decisivo’) como também compartilharam o que a maior parte do mundo não via (Capa, ‘Dia D, invasão da Normandia’).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *