Vivian Maier, uma fotógrafa além do seu tempo

E aí, amigos(as) fotógrafos(as), tudo bem? Hoje seguiremos nossa série de posts a respeito dos grandes nomes da fotografia. Vamos falar um pouquinho sobre uma das histórias mais legais – e surreais – que ouvimos/vimos nos últimos tempos. Iremos falar sobre Vivian Maier. Conhecem ou já ouviram falar dela?

Vivian Maier
Foto: Vivian Maier – Autorretrato

Quem foi Vivian Maier?

Vivian Maier, foi uma fotógrafa norte-americana, nascida em Nova Iorque em 1 de fevereiro de 1926, especialista em Street Photography (fotografia de rua). Teve seu trabalho descoberto somente após sua morte, ocorrida em 21 de abril de 2009.

Maier passou a infância na França e, após voltar para os Estados Unidos, trabalhou como babá por mais de 40 anos. Isso mesmo, você não leu errado, a profissão principal de Vivian, a vida inteira, foi cuidar de crianças. Além disso, durante todo esse período, em seus dias de folga, ela saía para fotografar a cidade de Nova Iorque. O tema principal de suas fotos eram as pessoas, a arquitetura e, muitas vezes, sua própria imagem.

Vivian Maier
Foto: Vivian Maier – New York, NY

O equipamento ideal

A câmera usada por essa fotógrafa peculiar era uma Rolleiflex. Essa câmera permite fazer as fotos mais discretamente, bem como facilita os autorretratos, que Vivian Maier explorava bastante. Foram mais de 150 mil fotografias em sua cidade natal, além de Chicago e Los Angeles, entre as décadas de 1950 e 1960. Ela também registrou as viagens internacionais que realizou, como para Manila, Pequim, Itália, Egito.

Vivian Maier
Foto: Vivian Maier – Autorretrato

Revelando Vivian

De fato, tudo isso faz com que a história de Vivian Maier seja interessante. Porém, o que a deixa mais incrível é que nossa fotógrafa misteriosa só foi descoberta e ganhou fama após sua morte. Ela nunca publicou suas fotos. Na verdade, pelo que se sabe, era uma pessoa muito reservada e não compartilhava seu “hobby” com ninguém. Seus pertences acabaram em um guarda volumes e, como nenhum familiar foi retirar, foram a leilão. 

Nesse leilão estava John Maloof, um produtor cinematográfico, que devido a um trabalho sobre a década de 50 precisava de algumas fotos de época. É claro que ele arrematou o material de Vivian. Muitos filmes não estavam nem mesmo revelados. Não precisamos nem dizer que John é um dos caras mais sortudos deste mundo, né?

Vivian Maier
Foto: Vivian Maier – July 10, 1959. Aden, Yemen

Um filme com final feliz?

Naturalmente, os detalhes dessa história e o que aconteceu a partir desse dia vamos deixar que você descubra nos filmes/documentários sobre Vivian Maier já produzidos. Entre eles, sugerimos A Fotografia Oculta de Vivian Maier” (“Finding Vivian Maier“), que infelizmente não está mais no YouTube, mas assim que descobrirmos um link legal publicaremos, e “Vivian Maier, Who Took Nanny’s Pictures? que ainda está disponível.

Quer saber um pouco mais sobre os grandes fotógrafos de todos os tempos? Leia também nosso post sobre a Agência Magnum, com uma dica de material imperdível.

Gostou dessa história? Conte pra gente o que você acha das fotos de Vivian Maier e o que achou deste post. Nos acompanhe no Facebook e Instagram para não perder nenhum post! Bons cliques e bom filme!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *